sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Filhos ilustres da nossa terra


Oswaldo José Abritta nasceu em l908, no distrito de Cataguarino, município de Cataguases, filho de Boaventura José Abritta e Ana Lopes do Nascimento. Fez o ginásio como aluno interno no antigo Ginásio Municipal de Cataguases, hoje Colégio Manuel Inácio. Aos 23 anos, com seus colegas e professores, escreveu uma antologia manuscrita denominada Um pouco de tudo. Editou, também manuscrito, um jornalzinho de nome Farol.

Oswaldo José Abritta foi um dos integrantes do Movimento Verde. O movimento Verde surgiu em Cataguases em 1927, estendendo seu ciclo até 1929 com a publicação do 6º e último número da Revista Verde. O grupo de integrantes deste Movimento também manteve ligações com Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema nacional, que à época vivia em Cataguases.

A revista Verde começou a ser publicada em setembro de 1927, editada na tipografia do Cataguases e da loja A Brasileira. Sem periodicidade certa, a revista teve seis números, o último em maio de 1929, em homenagem a AscânioLopes, um de seus principais editores que havia falecido. Com a sua morte, houve um desencorajamento geral da equipe, mesmo porque alguns já haviam se dispersado para outras cidades.
Havia se cumprido o ciclo do movimento Verde com apenas 6 números da revista e intensa atividade literária pelo Brasil e até com penetração em outros países.

Carolina Valverde

Nenhum comentário: